14 março 2011

História Bíblica Davi - Amar os inimigos



(Fazer um breve relato para as crianças, contando que Davi era perseguido pelo rei Saul, pois Davi era considerado mais valente do que o rei.)O pobre Davi! Agora ele não tinha mais sossego em parte alguma.
Não podia mais voltar para casa, pois logo seria preso pelo rei.
Também não podia voltar para junto de seu pai e sua mãe, porque também lá o rei o acharia com toda certeza.
Só lhe restava esconder-se nos matos, ou no deserto, ou nas montanhas. Uma vez aqui, outra vez ali. E em nenhum lugar ele estava seguro, pois em toda parte o rei o perseguia.
Assim como um caçador corre atrás de uma caça, o rei Saul e seus soldados corriam atrás de Davi.
O rei queria pegar Davi. Procurou-o por todo o país. E uma vez quase pegou Davi.
Mas não o conseguiu. Porque Deus cuidava de Davi.
Davi estava escondido numa caverna.
Você sabe o que é uma caverna?
É um buraco muito grande e escuro numa montanha. Ali dentro Davi se havia escondido, para que o rei não o pudesse achar. Pois o rei Saul andava por ali perto.
E nessa caverna escura Davi estava sentado quietinho, esperando até que o rei fosse embora.
Mas Davi não estava sozinho na caverna. Havia amigos com ele. Eram homens com os quais o rei também estava zangado e que também tiveram de fugir. O rei Saul era um homem mau Havia muitas pessoas que tinham medo dele.
Os homens estavam sentados em silêncio, esperando na caverna escura.
Não tinham coragem de falar. Não se mexiam.
Eles não se queriam trair, pois o rei Saul e seus soldados estavam bem perto da entrada da caverna. Mas não sabiam que Davi estava lá dentro.
O rei estava cansado e com calor, de tanto procurar. E, ao ver a caverna escura, pensou: Lá dentro é bem fresco. Eu vou descansar um momentinho lá.
"Parem", gritou ele aos soldados. Então todos pararam. Eles podiam descansar um pouquinho à sombra da montanha. Só o rei Saul entrou na caverna para repousar.
Davi e seus homens o viram. Assustaram-se tremendamente. Seus corações batiam de medo. Ficaram quase sem respirar.
Mas, por sorte, o rei não os viu. Ele não podia vê-los, porque estavam sentados bem no fundo. E lá era muito escuro. Só na entrada da caverna era claro. Lá o rei Saul deitou-se no chão para descansar. Logo depois já dormia.
Quando os amigos de Davi viram que o rei estava dormindo, não tiveram mais medo. Riam-se e disseram: "Agora nós o pegamos, nosso inimigo! Vá até lá, Davi! Castigue-o por sua maldade! Mate-o! Então ele nunca mais poderá correr atrás de nós. Então você será nosso rei!"
Mas Davi não se queria tornar rei dessa maneira. Por isso ele respondeu "Não, isso eu não faço. Não quer tornar-me assassino. O Senhor mesmo o castigará".
Mas depois de um tempinho, Davi levantou-se, bem quietinho. Na ponta dos pés, foi até o rei adormecido Pegou a espada do rei, a grande espada afiada. E então...
Cortou ele então a cabeça do rei Saul?
Não, Davi não fez isso. Cortou somente um pedaço da capa de Saul.
E com o coração a bater voltou devagarzinho para onde estavam seus amigos, levando aquela tira da capa na mão.
Logo depois Saul acordou. Levantou-se e saiu da caverna. Disse: "Vamos adiante! Marchem!" E então continuou seu caminho com os soldados.
E agora Davi também se levantou saiu correndo da caverna. Saul não estava longe ainda, Davi chamou: "Meu rei."
Saul olhou para trás. Ficou tão admirado! De onde viera Davi tão de repente?
Davi disse: "Meu rei, por que senhor está tão zangado comigo? Pois eu não lhe faço mal nenhum. Veja aqui, eu podia tê-lo matado, mas não fiz. Apenas cortei um pedaço de sua capa".
E ergueu bem alto o pedaço da capa.
Saul ficou muito envergonhado.
Vieram-lhe lágrimas aos olhos. Ele chorou de vergonha e de tristeza, e disse: "Oh, meu filho Davi. Você é melhor que eu. Eu lhe fiz mal, mas você me fez bem. Eu o odiei, mas você me amou."
Então ele e seus soldados se retiraram em silêncio. Ele não queria mais fazer mal nenhum a Davi.
Você sabe por que foi assim?
Porque Davi tinha amado seu inimigo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

“Esforça-te, todo o povo da terra, diz o Senhor, e trabalhai; porque eu estou convosco, diz o Senhor dos Exércitos. O meu Espírito habita no meio de vós! Não temais!”

(Ageu 2:4,5)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...