25 abril 2011

Poesias para Dia das mães

Mãe Guerreira

Mãe guerreira
Do meu seio, já saiu o sustento primitivo;
Homens e mulheres, já puderam desfrutar de mim;
No princípio eram cautelosos e prudentes;
Me amavam e eu os amava.
Não demorou muito tempo e passei a ser cobiçada;
Fizeram estrada de ferro, só para me conhecerem;
E ao me conhecerem, todos ficaram admirados;
Pois beleza igual, jamais tinham visto;
Por minha causa, os meus filhos indígenas desapareceram;
Ficaram somente os desbravadores forasteiros;
Que se apaixonaram por mim, e me fizeram progredir;
Deram–me o nome dos meus antepassados;
Muitas décadas se passaram e eu ganhei novos filhos;
Minha família me fez progredir e fiquei moderna;
Libertei-me da comarca, para melhor servir os meus filhos do campo e da cidade;
E do meu seio eu os alimento, os fortaleço.
Os meus filhos, de mim se orgulham;
Nos seus semblantes carregam a minha história;
E no peito, o orgulho de serem meus filhos;
Fui uma tribo, hoje sou paixão municipal.
A cada dia que passa me sinto mais moderna;
Pois os meus filhos, batalham dia-a-dia pelo meu futuro;
Eles querem que eu continue sempre guerreira;
Pois o meu nome é vitorioso, tenho sangue indígena.
No meu peito arde o desejo de luta;
Quero romper barreiras, quero ser a primeira;
Espero no futuro, dar conforto aos meus filhos;
Quero vê-los feliz, amando o que eu lhes dei.
Na corrupção que surgiu na minha família;
Os meus filhos rejeitaram, e preferiram a retidão;
Aonde eu posso cuidar deles e eles cuidarem de mim;
Hoje sou pequena, mas os meus filhos anseiam pelo meu crescimento.
Do meu peito faço sair o encanto;
Da minha água se beberes, tu por mim se apaixonará;
E à de me desejar ardentemente;
Pois sou Caiuá, sou de uma raça guerreira.
Da luta jamais fugi, meus filhos sempre protegi;
Desde os meus primeiros filhos índios;
Até os meus filhos brancos, negros e pardos;
E ao meu lar todos são bem vindos.
Eu sou a estrela, que brilha mais alto no céu;
No futuro bem próximo, eu serei completa;
Pois o meu maior sonho e ver meus filhos felizes;
E ver todos trabalhando nas minhas terras.
Posso ser pequena em porção de terra;
Mas possuo grande extensão no coração dos caiuaenses,
Pois todo filho se orgulha da sua mãe;
E eu sou Caiuá, a mãe guerreira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

“Esforça-te, todo o povo da terra, diz o Senhor, e trabalhai; porque eu estou convosco, diz o Senhor dos Exércitos. O meu Espírito habita no meio de vós! Não temais!”

(Ageu 2:4,5)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...