28 agosto 2011

História Biblica: Josias renova aliança



Base Bíblica: 2 Reis 22.1-23.25

Objetivo da Lição:
Ensinar que devemos aprender a seguir os ensinamentos de livro de Deus

Versículo para decorar:
2 Reis 22.2 “Fez ele o que era reto perante o Senhor, andou em todo o caminho de seu pai Davi e não se desviou nem para a direta nem para a esquerda”.

Ponto de contato:
Você tem ouvido muitas palavras hoje? Você lembra todas que ouviu? Claro que não! Mas, algumas são mais importantes do que outras e nós devemos escutar bem estas palavras, lembrar bem delas e depois agir de acordo com estas.
Nossa lição e hoje é sobre um rei que fez exatamente isto.

História Bíblica:
Este rei subiu ao trono quando tinha apenas oito anos de idade e durante toda a sua vida fez o que era agradável a Deus.
O povo hebreu já não adorava a Deus, mas ídolos feitos de pedra e de madeira.
A casa de Deus, o lindo templo, já não era tão bonita. Quando o povo começou a adorar ídolos, deixou de cuidar da casa do Senhor. As paredes estavam sujas e maltratadas; o assoalho estava despregando e a magnífica mobília toda riscada e quebrada. Tudo estava sujo e empoeirado. Mas ninguém se incomodava, ninguém exceto o rei – o rei Josias, que decidiu fazer alguma coisa.
− Vai ao templo – disse ele a Safa, o escriba. – diga a Hilquias, o sumo sacerdote – que conte a prata que o povo deu e com ela pague os carpinteiros e demais operários para que reparem o templo, que compre pedra, madeira, tudo quanto for necessário.

Hilquias, o sacerdote, tinha alguma coisa interessante para contar a Safa:
− Vê o que encontrei no templo – disse ele – É o Livro de Deus. Safa tomou o pergaminho e olhou para ele como alguma coisa que não via há muito tempo. E leu uma parte dele.
− Eu preciso mostrar isso ao rei – disse ele, correndo para o palácio.
− Aqui está o que Hilquias achou no templo – e a seguir começou a ler o pergaminho para o rei.
À medida que Safa lia, o rei começou a ficar triste, preocupado.
− Sim, aquilo era a palavra de Deus – murmurava ele e imediatamente rasgou as suas vestes para mostrar que estava muito triste, infeliz e assustado.
− O povo está adorando ‘dolos de pedra e de madeira e se esquece de Deus – dizia o rei – Muitas outras coisas erradas estão acontecendo. Como Deus devia estar zangado com seu povo.
Imediatamente enviou Hilquias a Hulda, profetiza que transmitia ao povo à vontade de Deus.
Hulda enviou este recado:
− Dize ao homem que te mandou, que Deus prometeu castigar o povo desobediente, mas que o Senhor ouviu a oração do rei e que o abençoará durante todos os dias da sua vida.
Quando o rei ouviu a mensagem da profetiza, reuniu o povo e, ficando de pé, numa das grandes colunas do templo, leu a todos as palavras do livro que fora encontrado.
Ao terminar, o rei disse:
− Eu prometo guardar todas as leis de Deus escritas neste livro, para nós. O povo prometeu o mesmo.
Mas isso não foi tudo. O rei ordenou que todos os ídolos dentro do seu reino fossem queimados, porque desejava que seu povo adorasse somente a Deus único e verdadeiro.
Depois o rei Josias ordenou que todo o povo comemorasse a Festa da Páscoa em honra do Eterno, o Deus deles, conforme estava escrito no livro de Deus. Desde a época em que os juízes governavam o país, nunca havia sido feita uma festa como essa, por nenhum dos reis de Israel ou de Judá.
Josias foi um bom rei porque obedeceu as leis de Deus, de todo o seu coração.
Ele sabia o quanto era importante obedecer as Escrituras. Ele deixou um bom exemplo para o seu povo.



Algumas palavras são importantes porque elas nos ajudam a lembrar coisas importantes. As palavras mais importantes são as palavras de Deus. Elas são palavras que devemos escutar, lembrar e obedecer.
Josias estava com vergonha porque Judá não tinha obedecido às palavras de Deus. Mas não só ficou vergonha. Ele mudou das coisas lendo as palavras de Deus ao povo e ajudando-o a obedecer ao Senhor. Depois ele ajudou o povo a viver vidas como Deus queria. Nós precisamos ouvir as palavras de Deus para nossas vidas e agir, obedecendo, como Josias.

Perguntas:
1. Quantos anos Josias tinha quando virou rei?
2. O que Josias resolveu fazer?
3. O que o sumo sacerdote achou?
4. O que Josias fez com o livro?
5. O que foi tirado do templo?
6. O que povo celebrou?
7. Quanto tempo tinha passado desde a última festa de Páscoa?

(figuras disponíveis em: http://sementinhakids.wordpress.com)









Nenhum comentário:

Postar um comentário

“Esforça-te, todo o povo da terra, diz o Senhor, e trabalhai; porque eu estou convosco, diz o Senhor dos Exércitos. O meu Espírito habita no meio de vós! Não temais!”

(Ageu 2:4,5)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...