30 agosto 2011

Histórias Bíblicas- A Escolha de Samuel

Essa é uma história da Editora e Gráfica AB Visual!

Base: I Samuel capítulos 2 e 3
Para Memorizar: Salmo 85.8a

Figura1
A história de Eli não é tão conhecida. Ele era um sacerdote de Deus que viveu no tempo antes do povo de Israel ser dirigido por Reis. Como sacerdote, era o representante de Deus perante o seu povo e encarregado da casa de Deus, o tabernáculo, e responsável por conduzir o povo à adoração correta ao seu Deus! Ele tinha dois filhos que o ajudavam no sacerdócio Hofni e Finéias. A Bíblia nos fala que, ao invés de seguirem o bom exemplo do pai, eles levavam uma vida mito errada. Eram da família de sacerdotes e deveriam ocupar o lugar do pai quando este morresse. Mas eram homens de maus costumes e comportamento que não seguiam os claros ensinamentos da Bíblia Sagrada a palavra de Deus (ler I Samuel 2.12-17). As reclamações começaram a chegar aos ouvidos do velho sacerdote. Eli os repreendeu (ler I Samuel 2.22-25). Os filhos de Eli escolheram não ouvir a repreensão de Deus e de seu pai! Explique a palavra ímpio (ler Romanos 3.23). Todos somos pecadores. Deus nos criou e sabe tudo sobre você e o ama. Em seu amor abriu um caminho para você ser perdoado, Ele enviou seu único filho JESUS, para ser castigado em nosso lugar (ler João 3.16). Jesus morreu, derramou seu sangue inocente e ressuscitou ao terceiro dia. Jesus sacrificou sua vida para pagar o preço do pecado daqueles que escolhem escutá-lo! O pecado daqueles jovens também seria castigado, Deus enviou um profeta à casa de Eli (explique o termo Profeta).O profeta de Deus veio e anunciou a Eli o juízo de Deus, isto é, Deus disciplinaria seus filhos e tiraria dele os privilégio de serem sacerdotes. Mesmo assim eles não ouviram a voz do senhor!


Figura 2
Foi exatamente neste tempo de tanta tristeza e maldade, quando Eli já estava idoso, que Samuel veio morar com o sacerdote. Ana, a mãe de Samuel, não podia ter filhos por isso prometeu a Deus que, se lhe desse filhos, o primeiro seria dedicado ao serviço do Senhor ou da casa de Deus.


Figura 3
Assim, ainda pequeno, Samuel foi deixado no tabernáculo (explique o termo tabernáculo “Casa de Deus”) para morar e o menino começou a servir o Senhor sob a direção do sacerdote Eli. Os filhos do sacerdote Ele continuavam a se comportar mal, mas Samuel, dia a dia, ajudava Eli nos trabalhos do templo, fazendo as tarefas que uma criança de sua idade poderia fazer. Todos os anos a mãe o visitava e lhe dava uma túnica nova.Samuel cresceu, escolhendo agradar a Deus e aos que o rodeavam. Tudo indicava que o povo de Israel estava vivendo um tempo difícil, andando muito afastado de Deus. Mesmo no meio daquele ambiente de impiedade dos filhos de Eli, a Bíblia diz que Samuel crescia estimado pelo povo (ler I Samuel 2.26). No passado Deus falava frequentemente ao seu povo por meio dos profetas Porem durante a infância de Samuel isto quase nunca acontecia. Se você já recebeu Jesus como seu Salvador deve escolher ouvir a voz de Deus! (versículo tema) Hoje Deus nos fala através da Bíblia. Reserve algum tempo para leitura da Bíblia, pense no que você leu, medite! (Salmo 119.15)


Figura 4
Certa noite Samuel estava na sua cama na hora de dormir quando ouviu claramente alguém chamá-lo:- “Samuel, Samuel”. Quem estaria chamando-o pelo nome àquela hora da noite ou madrugada? Seria o sacerdote Eli? Samuel deu um pulo, levantou-se e foi procurá-lo.


Figura 5
Samuel perguntou: - Estou aqui, o senhor me chamou? Eli, porém respondeu: - “Não, meu filho, não o chamei, volte e deite-se!”. Isso aconteceu uma segunda e uma terceira vez. Eli percebeu que o Senhor estava chamando o menino e lhe disse: - “Vá e deite-se, se a voz chamá-lo de novo, diga: ‘Fala, Senhor que o teu servo está ouvindo”! Ao ouvir novamente o seu nome Samuel respondeu a Deus como Eli lhe ensinou. Imaginem a admiração de Samuel. Ele estava decidido a prestar atenção em cada palavra que Deus falasse. Você que já é salvo deve estar pronto para escolher ouvir a voz de Deus. Medite na palavra Salmo 1.2. Fique sozinho por algum tempo e pense seriamente sobre a passagem que acabou de ler. Faça a si mesmo três perguntas. 1)O que o texto está dizendo? 2)O que significa para mim? 3)O que Deus está me dizendo? Leia alguns textos e permitam a eles tentarem entenderem. (Marcos 12.29-31, Marcos 16.15, Efésios 4.32) talvez não entendamos tudo o que lemos, mas Deus irá esclarecer.


Figura 6
Naquela noite, Deus falou com Samuel e lê ouviu atentamente. Deus disse que Ele iria julgar Eli pela maldade de seus filhos (ler I Samuel 3.11-14), Também reafirmou o que havia dito através do profeta, que ia retirar o sacerdócio dos descendentes de Eli. A Bíblia não diz, mas podemos imaginar como foi aquela noite para Samuel. Será que ele teria coragem de falar aquelas palavras ao sacerdote Eli?


Figura 7
A princípio Samuel estava receoso mas, finalmente, depois de abrir as janelas do templo, contou a Eli a mensagem de Deus, o ancião o tranqüilizava (ler I Samuel 3.15-18). Ele compreendeu que Deus escolheu Samuel para falar por ele e aceitou a mensagem divina transmitida por Samuel.


Figura 8
Samuel continuou ouvindo atentamente a Deus e, por causa disso, o Senhor era com ele e falava por meio dele (ler I Samuel 3.19). Samuel se tornou sacerdote, profeta e juiz de Israel.


Conclusão
Sempre que Samuel falava em nome de Deus as coisas aconteciam exatamente como ele dizia. Em breve, todo Israel ficou sabendo que Deus havia escolhido Samuel para ser o seu profeta (ler I Samuel 3.19-20).



Fonte:  http://apascentarospequeninos.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

“Esforça-te, todo o povo da terra, diz o Senhor, e trabalhai; porque eu estou convosco, diz o Senhor dos Exércitos. O meu Espírito habita no meio de vós! Não temais!”

(Ageu 2:4,5)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...