09 setembro 2011

História Bíblica Jesus Ressuscita a filha de Lázaro

Texto:MC 5.21-43
ENSINO PRINCIPAL: Jesus tem poder para resolver todos os seus problemas
OBJETIVO:
Salva: A Criança Salva irá crer no poder de Jesus para resolver todos os seus problemas
Não Salva: Irá crer no poder de Jesus para poder resolver o seu problema: o pecado.

INTRODUÇÃO
Alguns de vocês aqui, já ficaram tristes com a noticia de alguém muito querido, que adoeceu? Como você se sentiu? Tinha esperança de vê-la ficar boa novamente?

ANDAMENTO DOS ACONTECIMENTOS
Mc 5.21 – Jesus juntamente com seus discípulos após atravessarem o lago,desembarcaram nas praias do Mar da Galiléia, na Cidade de Cafarnaum. E uma multidão de pessoas que precisavam de sua ajuda já o aguardavam.

Mc 5.22 – E no meio daquela multidão havia um homem líder da Sinagoga do Judeus, chamado Jairo, que foi se aproximando de Jesus, e com certeza as pessoas já foram abrindo caminho para ele passar, pois ele era uma pessoa importante, que estava passando um momento de extrema tristeza , com certeza seu coração estava angustiado, e seus olhos provavelmente estavam cheios de lágrima, quando ele se ajoelhou aos pés de Jesus com um pedido urgente:


Mc 5.23 – Minha filha está muito doente, a ponto de morrer, por favor, Senhor, te peço que vá e coloque sua mãos até ela para que possa ser curada! Sua filha de apenas 12 anos, estava prestes a morrer,e como Pai , não podia fazer nada.

Ligação: que situação mais desesperadora.

Pecado= E você , como Jairo pode estar também com um problema que só Jesus pode resolver. É problema do pecado ...
Definição / Exemplo / Natureza pecaminosa / Castigo Ler Rm 5.12

Ligação: Mas Jesus tem poder para resolver todos os problemas!

Mc 5.24 – Jairo estava desesperado e não podia fazer nada que curasse a sua filha, então Jesus concordou em ir com ele até sua casa. Jairo ficou aliviado
! Jesus se importava com ele e com sua filha enferma.

Ligação: Jesus os amava!

Deus= Jesus te ama e se importa com você também. Ele é o filho perfeito de Deus, que é o Criador / amor / Ler Jeremias 31.3 Santo / Perfeito

Ligação: E Seu Filho Jesus também é pereito

Mc 5.25 – Jesus amava a Jairo , e uma multidão os seguia de muito perto, e os apertavam e empurravam. E eles continuam a caminhar o mais rápido possível até a casa de Jairo. Cada minuto era importante! E no meio daquela multidão havia uma mulher que a 12 anos sofria de uma hemorragia .

Mc 5.26 - a Bíblia Sagrada, que é a palavra de Deus , diz que ela já havia esgotado todas as suas economias com médicos, tentando achar a cura .E Pela Lei Judaica, essa mulher era considerada impura, e precisa ter o cuidar de não tocar em ninguém.

Mc 5.27 - Porém ela tinha tanta fé e certeza que se tocasse em Jesus, ela seria curada! Pois ela já tinha ouvido falar de suas curas, milagres e maravilhas. Com certeza quem a conhecia quando viu ela abrindo caminho entre a multidão, deve ter se afastado pois sabia que ela era impura. Mas ela não hesitou e foi caminhando entre a multidão até que com um gesto de fé tocou na franja que pendia do vestido de Jesus .

Mc 5.28 – Ela pensou consigo mesmo: se eu apenas tocar na roupa de Jesus, serei curada.

Mc 5.29 – e foi o que aconteceu, na mesma hora que ela o tocou ela sentiu a cura em todo o seu corpo, e doença desapareceu , depois de 12 anos, finamente o sofrimento acabou.

Mc 5.30 – E enquanto a mulher se alegrava, Senhor Jesus parou derepente, e começou a olhar em volta , para a multidão pois Ele sentiu que havia saído poder curativo dele, e alguém tinha recebido a cura. Então Ele perguntou: Quem tocou na minha roupa?

Mc 5.31,32 – e os discípulos meio confusos perguntaram ; Senhor há uma grande multidão de apertando e ainda perguntas ? Quem me tocou? E Jesus continuou a olhar pra ver quem o tinha tocado. Com certeza, Ele sabia que o tinha tocado, pois Ele também é Deus, e sabe de todas as coisas , mais talvez Ele queria que ela contasse abertamente o que tinha acontecido.

Mc 5.33 – Então a mulher amedrontada e com medo, quem sabe até tremendo, ajoelho-se aos pés de Jesus e contou como tocou no seu manto e foi curada.

Mc 5.34 - Jesus com um lindo sorriso no rosto, falou bondosamente com aquela mulher: Filha a sua fé fez você ficar boa; vá em paz, curada de sua doença! Jesus queria que a mulher e toda aquela multidão soubesse que por causa da sua é, ela fora mais que curada, seus pecados foram perdoados. Jesus deu esperança numa situação desesperadora.

Ligação: Jesus tem poder para resolver todos os problemas ( E.P.)

Aplicação Pessoal: Talvez haja situações desesperadoras em sua família, em sua vida, Como a separação dos pais, uma doença que não tem cura, ou quem sabe na sua escola tem um coleguinha que te persegue dizendo coisas ruins ao teu respeito. Não se desespere Deus está no controle de todas as coisas, e seu Filho Jesus tem poder para resolver todos os problemas. Você já orou e apresentou Deus os seus problemas? Conte para Ele tudo que tem te deixado desesperado e triste, e aguarde que no momento certo Ele (Ler) vai resolver! Não importa o quanto demore, Ele sabe o que faz. A Bíblia diz em Jeremias 32.17 “ para o Senhor não há impossíveis...” O mesmo Deus que criou todas coisas , tem o poder de cuidar de qualquer problema. Ele dá esperança em um momento de desespero!

Ligação: Jesus , o filho de Deus, deu esperança a mulher doente, e Ele a curou e também perdoou seus pecados.

Mc 5. 35 – Enquanto a multidão observava o diálogo entre Jesus e a mulher, Chegaram mensageiros da casa de Jairo , e o coração dele começou a bater mais forte, pois ele sabia que não traziam boa notícia, e eles disseram : Sua filha morreu, não precisa mais incomodar a Jesus

Mc 5.36 – Mas Jesus como sabe de todas as coisas, sabia o que Jairo pensava e sentia, e talvez tenha ate tocado com carinho e delicadeza nos ombros de Jairo e disse : Não tenha medo, apenas confie em mim

Ligação: Jesus é o único que pode cuidar de nós.

Jesus = Por isso Ele Perfeito / tomou nosso lugar / Derramou seu sangue / Morreu, foi sepultado,a ressuscitou, esta vivo Ler HB 9.22 b
Ligação: Ele quer que vc creia nele como seu Salvador .
Mc 5.37 – E ali depois que Jairo recebeu aquela notícia triste, Jesus fez aquela multidão parar, e não deixou mais ninguém ir a casa de Jairo , a não ser três de seus discípulos : Pedro, Tiago e João .
Mc 5.38 – e quando chegaram na casa de Jairo, o barulho era grande, e a tradição dos Judeus em situações como aquela, era se reunirem em grande número e até contratavam pranteadores, que eram pessoas que choravam e se lamentavam, e tocavam músicas tristes em flautas.
Mc 5.39 – Jesus disse as pessoas ; Porque todo esse choro, esse alvoroço, a menina não morreu, apenas está dormindo.
Mc 5.40 – As pessoas balançaram a cabeça, rindo e zombando de Jesus, pensando que ele era tolo, eles não compreendiam que Jesus tinha o poder para resolver todos os problemas. Jesus pediu para que todos saíssem e levou os discípulos e os pais no quarto onde a menina estava imóvel .
Mc 5.41,42 – Ele abaixou-se sobre a criança pegou mão dela , tão pequenina e sem vida e com muita autoridade disse: TALITA CUME, quem em Aramaico, que era a linguagem usada por ela, e quer dizer = MENINA, LEVANTA-TE. Os discípulas e os Pais da menina ficaram olhando espantados . Jesus ordenava a menina morta que voltasse a vida. E para surpresa de todos, a menina abriu os olhos, saltou da cama e andou. Imagino que deve ate ter corrido até os braços dos pais, cheios de alegria.

CLIMAX
O Senhor Jesus trouxe a vida novamente daquela menina, da filha de Jairo e tudo pelo seu poder!

CONCLUSÃO
Mc 5 . 43 – Jesus pediu aos pais que dessem de comer a menina e pediu para Jairo não comentar o milagre que tinha sido realizado ali com ninguém. Ele não queria que as pessoas o procurassem apenas por seus milagres, mas que o procurassem para que seus pecados fossem perdoados. Hoje não é diferente, muitos procura Jesus somente pelos seus benefícios e não buscando perdão pelos pecados.

CONVITE
Jesus e o único que pode perdoar seus pecados. Na Bíblia diz; Jô 5.24 b .











Um comentário:

“Esforça-te, todo o povo da terra, diz o Senhor, e trabalhai; porque eu estou convosco, diz o Senhor dos Exércitos. O meu Espírito habita no meio de vós! Não temais!”

(Ageu 2:4,5)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...