17 setembro 2011

A Última Páscoa


Personagens

JESÚS
PEDRO
JUDAS
TOMÉ
BARRABÁS
MULHER 1
MULHER 2
GUARDA 1
GUARDA 2
IMPERADOR
LADRÃO DA DIREITA
LADRÃO DA ESQUERDA
NARRADOR


»CENÁRIO: »MATERIAL:

-Uma Forca...............-Uma Roupa de Batismo........................

-Um Chicote..........-Uma Capa (Pode ser Vermelha).........................

-Uma Lanterna.............-Roupas para o Imperador....................................

-Três "Cruz" (Grande).................. -Roupas para os Guardas.......................................

-Uma Coroa (Espinho).........................

-Um Vidro de Ketchup. .........................................

-Um Cajado (cana seca).........

»MÚSICAS:

-Uma Extensão (Grande).

-Um Som (Galo e Trovão)
-"Foi tão Triste"
-Uma Canetinha (Preta e Vermelha)
-"Glória, Glória Aleluia".............................

-Uma Vara com esponja, e um Balde-"Jesús ia Subindo o Monte"....
...-Um Martelo e uma Madeira (Pequena).........................................

-Uma Placa (Pequena:"Rei dos Judeus")...........................................

»NARRADOR: Buscai ao Senhor enquanto se pode achar; invocai-o enquanto está perto. Deixe o ímpio o seu caminho, e o homem maligno os seus pensamentos, e se converta ao Senhor, que se compadecerá dele; torne para o nosso Deus, porque grandioso é um perdoar. Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos os meus caminhos, diz o Senhor.



Cena 1.

»NARRADOR: "Voz do que clama no deserto. Preparai o caminho do Senhor, endireitai as suas veredas".

(Entra Jesús) ***Acende o holofote***

»JESUS: Vinde a mim todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu julgo e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas. Porque o meu julgo é suave e o meu fardo é leve.

***Apaga o holofote***

***Acende o holofote***

»NARRADOR: E, quando comiam, Jesús tomou o pão, e abençoando-o, o partiu, e o deu aos discípulos, e disse:

"-TOMAI, COMEI, ISTO É O MEU CORPO".

-E, tomando o cálice, e dando graças, deu-lho, dizendo:

"-BEBEI DELE TODOS; PORQUE ISTO É O MEU SANGUE, O SANGUE DO NOVO TESTAMENTO, QUE É DERRAMADO POR MUITOS, PARA REMISSÃO DOS PECADOS".

***Apaga o holofote***

»NARRADOR: Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; na verdade, o espírito está pronto, mas a carne é fraca.

***Acende a lanterna***

(Aparece Jesús ajoelhado em cena)

»JESÙS: "Pai meu, se este cálice não pode passar de mim sem eu o beber, faça-se a sua vontade".

***Apaga a lanterna***
 


Cena 2.

***Acende o holofote***

(Aparece Jesús em cena, sozinho, entra Judas Iscariotes e os guardas, dizendo:)

»JUDAS: Eu te saudo, Rabí. (e beija-o)

-01-

»JESÙS: Amigo à que vieste? –Todos tentam me prender como um salteador, com espadas e varas-pau. Todos os dias assentava junto de vós no templo à lhes ensinar, e não me prendestes. (Os guardas prendem a Jesús, e o tiram de cena).

»NARRADOR: Mas tudo isso aconteceu para que se cumpram as escrituras do profeta. Então seus discípulos os deixou e fugiram.


Cena 3. (Pedro)

(Entra Pedro todo assustado, como se estivesse à se esconder)

»MULHER: Tu também estavas com Jesús, o galileu.

»PEDRO: Não sei o que dizes.

»MULHER: Este também estava com Jesús, o nazareno.

»PEDRO: (jurando) Não conheço tal homem.

»MULHER/NARRADOR: Verdadeiramente também tu és deles, pois a tua fala te denuncia.

»PEDRO: (praguejando e jurando) Não conheço esse homem.


***O galo canta***


(Pedro sai de cena chorando amargamente)

»PEDRO: Oh! Meu Senhor.

***Apaga o holofote***


Cena 4. (Judas)

***Acende o holofote***


(Coloca-se o Judas em posição, assim que Pedro sair de cena, em cima de um banco, com uma corda em seu pescoço, se enforcando).



(Aparece Judas pendurado e enforcado, durante "DEZ" segundos)

-02-

Cena 5.

***Acende o holofote***

***Música: 10 do CD "Adoração Pentecostal"***


»IMPERADOR: Qual quereis que vos solte? Barrabás, o homicida, ou a Jesús, chamado Cristo?

»TODOS: Barrabás, Barrabás, Barrabás.

»IMPERADOR: Que quereis pois que faça daquele a quem chamais de Rei dos Judeus?

»TODOS: Crucifica-o, Crucifica-o.

»IMPERADOR:Então, lavo as minhas mãos.Estou inocente do sangue deste justo:Considerai isto.LIBERTE-O!

»TODOS: Que seu sangue caia sobre nós, e sobre nossos filhos.

(Sai Barrabás, todo sujo, por detrás de todos, assustado e feliz, sai logo de cena)


***LÊ-SE A SENTENÇA***


(Os guardas prendem Jesús, rasgando suas vestes e lhe puseram uma capa de cor de escarlata. Elhe puseram uma coroa de espinho e um cajado em sua mão direita, e diziam:)

»GUARDAS: Salve, Rei dos Judeus.

(Os guardas lhe cospem, fingindo, pegam o cajado e batem em sua cabeça (Jesús, estoura um saquinho de ketchup em sua cabeça, na terceira pancada. Depois de zombarem muito, lhe tiram a capa e o empurram para fora de cena, dando chicotadas nele)

***Apaga o holofote***

Cena 6. (A Crucificação)

(Os ladrões se posicionam com suas cruzes em cena, já maqueados).

(Começa a cantar o hino: "Jesús ia subindo o monte")

***Acende o holofote***

(Entra Jesús, subindo a rampa, todo sujo de "sangue" e semi-nu, carregando uma cruz (Ele deve cair, na entrada da cena, e no meio da cena, depois se levante e fica olhando para a Igreja, as mulheres entram chorando ao seu lado. Pára no meio da cena, e olha para a igreja)

***Apaga o holofote***

-03-


(Começa a tocar só a introdução do hino: "Foi tão triste")

(Os guardas colocam a cruz de Jesús no chão, depois colocam Jesús sobre ela. Um dos guardas fica dando marteladas na cruz, enquanto o outro fica maqueando Jesús, com ketchup. Depois colocam Jesús em pé no meio dos ladrões, já crucificado).


***Acende a lanterna***

(Começa a cantar o hino: "Foi tão triste", bem lento só as estrofes, quando terminar as estrofes, Jesús diz:)

***Acende o holofote***

»JESÚS: "PAI, PERDOA-LHES, PORQUE NÃO SABEM O QUE FAZEM".

(Os guardas lhe davam bebidas numa vara com esponjas, mais ele sempre rejeitava. Os guardas rasgando seus vestidos, e dividiam entre eles)

»NARRADOR: Cumpriu-se o que foi dito pelo profeta, que: -"Repartiram entre si os meus vestidos, e sobre a minha túnica, lançaram sortes".

»GUARDAS: Se tu és o Rei dos Judeus, salva-te a ti mesmo.

(Os guardas colocam uma placa acima da cabeça de Jesús, com os dizeres: (só as iniciais, INRI).

»LADRÃO À ESQUERDA: Se tu és o Cristo, salva-te a ti mesmo, e a nós.

»LADRÃO À DIREITA: Tu nem ainda teme à Deus estando na mesma condenação? Nós merecemos estarmos aqui, mas este, nenhum mal fez. Olha para Jesús e diz: - Senhor lembra-te de mim, quando entrares no teu reino.

»JESÚS: Em verdade te digo que hoje estarás comigo no paraiso.

***APAGAM-SE AS LUZES***

(Alguém coloca uma lanterna na fronte de Jesús)

»JESÚS: ELÍ, ELÍ, LAMÁ SABACTAMÍ (DEUS MEU, DEUS MEU, PORQUE ME DESAMPARASTE?)

(Um dos guardas coloca esponja em sua boca, o outro diz:)

»GUARDA: Deixa, vejamos se Elias vem salvá-lo.

»JESÚS: PAI, NAS TUAS MÃOS ENTREGO O MEU ESPÍRITO, e expira.

(Ouve-se barulho de trovão, todos figem que o chão está tremendo e caem logo em seguida)

»SACERDOTE: Verdadeiramente este era filho de Deus.

(Todos saem de cena correndo de medo)

***Apaga o holofote***

-04-

Cena 7. (A Ressurreição)

***Abre as curtinas***

(Entra Maria Madalena, e a outra Maria, indo ao sepulcro. Elas ouvem um estrondo, os guardas saem correndo, e elas ajoelham-se)

»NARRADOR: Não tenhais medo; pois eu sei que buscai a Jesús, que foi crucificado. Ele não está aqui, porque já ressuscitou, dizei isto aos seus discípulos.

(Quando já iam se retirando, canta-se o côro do hino: "Foi tão triste", entra Jesús ressuscitado e encontra-se com elas)

»JESÚS: Eu vos saudo.

(Elas abraçam seus pés, e o adoram)

***Fecha as curtinas***

(As mulheres saem)

***Abre as curtinas***

(Jesús aparece e diz para a igreja:)

»JESÚS: Paz seja convosco. –Por que estais perturbados, e por que sobem tais pensamentos aos vossos corações? Vede as minhas mãos e os meus pés, que sou eu mesmo; apalpai-me e vede, pois um espírito não tem carne e nem ossos, como vedes que eu tenho.

(Neste momento vai ter um Tomé, sentado na primeira cadeira da igreja, e vai querer apertar as mãos de Jesús)

»JESÚS: Porque me viste, Tomé, creste, bem aventurado os que não viram e creram.

***Fecha as curtinas***

***LOUVOR: "Glória, Glória Aleluia", bem baixinho, quando Jesús termina de falar aumenta***

***Abre as curtinas***

»JESÚS: É me dado todo o poder no céu e na terra. Portanto ide, ensinai a todas as nações, batizando-as em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo; e quem crer e for batizado, será salvo. Todas as coisas que eu vos tenho mandado, ensinai; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém.

***LOUVOR: Aumenta o volume do hino, "Glória, Glória Aleluia".***

Nenhum comentário:

Postar um comentário

“Esforça-te, todo o povo da terra, diz o Senhor, e trabalhai; porque eu estou convosco, diz o Senhor dos Exércitos. O meu Espírito habita no meio de vós! Não temais!”

(Ageu 2:4,5)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...